Jury

Capítulos Publicados

Nesse espaço, compartilho os capítulos de livros que publiquei.

2

A invisibilidade da mulher na história da imprensa e as contribuições de Rachel de Queiroz

Artigo publicado no livro 'Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia', publicado pela ALCAR (Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia), em 2019.

3

Crianças e Adolescentes na rede: controvérsias e desafios

Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas: uma com crianças de 9 a 11 anos dos distritos de Joanápolis, Souzânia, Interlândia e Goialândia, em 2017, ano da publicação da Pesquisa TIC Kids Online, e outra com adolescentes de 14 a 16 anos participantes do programa de Aprendizagem da Prefeitura de Anápolis, em novembro de 2019.

4

De audiência a usuário: o internauta como ‘analista político’

O livro Comunicação e mídia: interfaces com a cidadania e com a cultura foi publicado em 2017. Nele, desenvolvemos, na linha da análise do discurso, uma pesquisa sobre a participação do leitor em matérias de política e seu comportamento em relação à análise crítica dessas matérias.

5

Crônica "Os filhos que nunca tive": desigualdade social no discurso crítico de Rachel de Queiroz

O artigo foi selecionado, no primeiro ano de Mestrado, em 2016, para compor o livro Mídias e Desigualdades. Ele abordou como temática o abandono da infância na década de 1950, período em que as crianças não tinham direitos reconhecidos e contavam com pouquíssimas políticas públicas de proteção. Rachel de Queiroz utilizava seus espaços como cronista para denunciar abusos e violações.

1

Fundação Frei João Batista Vogel: emissoras a serviço da paz e do bem

O artigo, publicado em 2010 no Caderno de Pesquisas do Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, da cidade de Anápolis (GO), é fruto de uma pesquisa documental que teve como objetivo registrar a história das emissoras de rádio São Francisco AM e 96 FM, bem como da Fundação Frei João Batista Vogel.

6

Preservação Ambiental é ação constante da FFJBV

Em 2016, eu coordenava a comunicação e os projetos da Fundação Frei João Batista Vogel. Na ocasião, publiquei um artigo no livro SOS Terra, no qual abordamos brevemente nossos projetos.